Revista Preleção – Ano I – N° 02

Revista Preleção – Ano I – N° 02Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

Sinopse: Comemoramos o sucesso da Revista Preleção – n° 01, lançada em abril/ 2007 no 172° aniversário da PMES. Várias foram as menções que parabenizaram o Conselho Editorial da Revista pela iniciativa e na oportunidade vimos de público agradecer a todos nossos leitores.
Dedicamos esta edição ao ensino policial militar que comemora em agosto/ 2007 o 83° aniversário do CFA – Centro de Formação e Aperfeiçoamento, nossa Unidade escola.
A velocidade das transformações da sociedade e a evolução do conhecimento criam a demanda da constante atualização tecnológica e profissional, requerendo a criação e manutenção de sistemas de formação profissional eficientes para a disseminação das boas práticas policiais.
Hoje, a formação guerreira foi substituída pela formação do profissional de segurança pública que tem um importante papel e grande responsabilidade social.
Sabemos que a atividade policial é multidisciplinar, porquanto, sua eficiente execução, além das disciplinas essencialmente policiais militares, envolve várias áreas de conhecimento tais como Direito, Psicologia, Sociologia, pois a função primordial do policial militar é gerenciar crises e conflitos, utilizando técnicas baseadas nos princípios da segurança, legalidade e proporcionalidade em primeiro plano.
É nesse contexto que o conhecimento se mostra como a mais potente arma contra as adversidades de nossa profissão, substituindo, não raras vezes, a força ou os meios materiais pela técnica e desenvoltura, contribuindo para a redução de resultados indesejados através de respostas positivas com foco no resultado.
A preocupação com a valorização profissional é concretizada quando oferecemos todo o suporte necessário – instrumental e teórico – para que os elementos de execução estejam sempre alinhados com os objetivos e diretrizes institucionais.
Constatamos que a cada dia que passa os limites do desempenho policial vão se ampliando e a Polícia Militar vem assumindo tarefas cada vez mais amplas e complexas, que requerem um enfoque policial inovador e inteligente para fazer frente às novas demandas de forma eficiente e eficaz.
A adoção das boas práticas policiais e a padronização de doutrina policial trazem como consequência a redução de procedimentos correicionais, o aumento dos índices de aceitação e confiança no trabalho da polícia e a excelência na prestação de serviços, sendo resultados que certamente serão alcançados tendo como base um ensino policial de qualidade.
Dotar os profissionais de segurança pública de conhecimentos imprescindíveis ao exercício de suas atividades, bem como divulgar para a sociedade a preocupação da Corporação com a capacitação profissional, elevando o nível técnico e científico dos profissionais de segurança pública, é meta do Comando Geral que volta seus esforços para alcançar a estratégia da constante atualização tecnológica da Polícia Militar.

Download