Roteiro de Auditoria de Gestão de Riscos

Roteiro de Auditoria de Gestão de RiscosTribunal de Contas de União

Sinopse: As políticas públicas devem responder às demandas sociais e apresentar um retorno condizente com o volume dos tributos arrecadados e recursos de outras fontes que oneram o cidadão de forma direta ou indireta.
As ações de governança e de gestão das organizações públicas devem buscar, de maneira integrada, entregar o melhor valor para a população. No entanto, determinar quanto risco aceitar na busca pela otimização do que é oferecido para os cidadãos constitui um desafio, pois significa prestar o serviço da melhor maneira possível equilibrando riscos e benefícios.
Um instrumento relevante para lidar com esse desafio é a gestão de riscos, processo estratégico e fundamental para as organizações do setor público. Gerenciar riscos de modo eficaz contribui para o aumento da confiança dos cidadãos nas organizações públicas ao subsidiar informações para a tomada de decisão, contribuir para um melhor desempenho na realização dos objetivos de políticas, organizações e serviços públicos e auxiliar na prevenção de perdas e no gerenciamento de incidentes.
Ciente dos benefícios que uma boa gestão de riscos é capaz de proporcionar, o Tribunal de Contas da União (TCU) vem adotando medidas para induzir melhorias nesse tema. Este Roteiro é parte do esforço do Tribunal para o aprimoramento nessa área.
O objetivo primeiro deste documento é apoiar os auditores do setor público – do controle externo, interno ou das auditorias internas – a avaliar a maturidade da gestão de riscos das organizações públicas e a identificar os aspectos que necessitam ser aperfeiçoados para melhorar a entrega de produtos e serviços à sociedade brasileira.
Além disso, o documento pode ser utilizado pelos gestores públicos como instrumento de autoavaliação, tomando eles próprios a iniciativa de elaborar e colocar em prática os planos de ação para aperfeiçoamento das práticas de
gestão de riscos.Dessa forma, o TCU oferece mais uma contribuição para aprimorar a Administração Pública, o que possibilitará à coletividade acesso a informações relevantes sobre o uso de recursos do Erário.

Download