Recomendações de Segurança para Condomínios e Residências

Recomendações de Segurança para Condomínios e ResidênciasPolícia Civil do Estado de São Paulo

Sinopse: As recomendações de segurança constantes desta sintética cartilha foram escritas com os olhos postos nos casos atendidos pela Polícia, a partir dos quais foi possível constatar que um expressivo número de roubos (assaltos) e furtos a casas e edifícios acontece também por desatenção de moradores e funcionários quanto a regras elementares de segurança, descuidos que os criminosos não ignoram.

Prova a experiência policial que de nada adianta uma parafernália eletrônica instalada se os empregados não sabem operá-la ou se os moradores desrespeitam o trabalho dos funcionários na fiscalização dos procedimentos de segurança.

Trata-se, sem dúvida, de recomendações simples, quase triviais, mas cuja observância teria evitado uma série de crimes com seus decorrentes dissabores aos cidadãos vitimados.

Assim, se algum mérito estas linhas podem ter é, exatamente, o de despertar a atenção de moradores e funcionários de condomínios para suas responsabilidades concorrentes na manutenção da própria segurança.

Cremos, ademais, que com esse alerta cumprimos e fazemos cumprir a Constituição Federal que, em seu artigo 144, proclama que a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos.

Download