Meu Casaco de General

Meu Casaco de GeneralLuiz Eduardo Soares

Editora Companhia das Letras

Sinopse: O antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares conta a sua experiência ao integrar a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro do governador Anthony Garotinho em “Meu Casaco de General”.

O autor relata os bastidores do intenso conflito entre as organizações criminosas e a ordem institucionalizada. Eduardo Soares conta a sua aventura pessoal em meio aos golpes baixos das guerras palacianas, contando a história da invenção de uma nova política de segurança pública. “Meu Casaco de General” demonstra que a possibilidade de eficiência das polícias depende intrinsecamente do respeito à lei e aos valores de cidadania.

No prefácio, o jornalista Marcos Sá Corrêa escreve que este livro “recoloca nos trilhos um projeto de mais de duas décadas: provar que a violência carioca – logo, a insegurança pública de qualquer cidade brasileira – tem remédio. Incurável é a vocação dos políticos para errar os remédios que empregam em seu tratamento. […] Isto aqui é a história de um escândalo. Mas um escândalo revirado com asséptica limpeza”.

O livro recebeu o prêmio Jabuti de Melhor Reportagem e Biografia, Menção Honrosa, em 2002.