Dicas de Segurança

Dicas de SegurançaHelio Santiago Vaitsman

Editora Sicurezza

Sinopse: Do cidadão comum ao empresário, do patrimônio à vida: dicas que distanciam nossa rotina diária dos perigos da criminalidade.
O mundo do crime se adaptou ao encarceramento de seus líderes e à prisão do cidadão comum em suas próprias residências e automóveis. Hoje, muito mais frequentes que os assaltos às residências que lotavam caminhões levando eletrodomésticos, que os assaltos dos batedores de carteira em locais perigosos e os que os sequestros planejados, sequestros relâmpagos, invasões de condomínios, latrocínios no trânsito, entre outros crimes sanguessugas, são preferidos dos marginais.
Disse sanguessugas, pois conforme nota Helio Santiago Vaistman em Dicas de Segurança (Sicurezza, 2010) “os marginais mudaram de tática”, pois passaram a manter a vítima o menor tempo possível em seu poder (…) enquanto obter a maior quantidade possível de dinheiro ou bens.
O autor resolveu juntar em uma única fonte literária, para consulta rápida, um conjunto de temas sobre violência. Ora tecendo considerações sobre determinada modalidade de crime e violência ora apresentando algumas “dicas” de como as pessoas leigas no assunto poderão se proteger, visando minimizar os riscos a que estão diariamente submetidos.
A obra é dividida em seis capítulos: Segurança na Residência; Detalhes Humanos e Segurança Familiar; Segurança nas Ruas; Segurança nos Bancos e com o Dinheiro; Segurança contra Crimes Diversos; Segurança no Trabalho e em Situações Específicas.
O livro, de forma completa, também aborda situações de emergência, orientando como agir situações de emergências médicas em vias públicas, ensinando como salvar uma vítima de afogamento; como proceder durante um terremoto. Além de dar dicas para uma prevenção nos processos rotineiros.
Helio também ensina como se livrar de fraudes e todo tipo de violência que se dá em nível relacional, ou seja, é um manual para o cidadão em geral, de grande valia para todos, já que se trata de uma necessidade primária: a segurança.