O Meu Manual de Segurança

O Meu Manual de SegurançaAssociação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, Guarda Nacional Republicana

Sinopse: O desaparecimento de crianças suscita muita perturbação nas pessoas. É um fenómeno que envolve uma série de atores: a Escola, as Forças e Serviços de Segurança, as Associações e organizações para a proteção e promoção da segurança das crianças e jovens e em especial os familiares daquele que está ausente.

O fenómeno do desaparecimento ocorre no seio das relações sociais humanas, onde este é vivido, observado, explorado e sentido.

Segundo a revisão da literatura, o desaparecimento de uma criança é considerado uma situação predominantemente social, diminuindo assim a «culpa» atribuída pela sociedade, essencialmente às famílias dos desaparecidos, bem como aos próprios. Assim, a questão do desaparecimento assume um caráter mais universal, assumindo-se acima de tudo como um fenómeno que diz respeito a todos.

O sentimento que advém do desaparecimento de uma criança é associado ao facto da perda ser incerta, abrupta e inesperada. As famílias das vítimas de desaparecimento, possuem caraterísticas muito específicas, enfrentando a negação dessa perda.

A Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD), foi criada com o intuito de aumentar a proteção das crianças face aos perigos que podem originar o seu desaparecimento e, ao mesmo tempo, proporcionar acompanhamento às famílias daquelas que desaparecem de facto.

Através da sua ação, a APCD pretende consciencializar os indivíduos sobre os problemas associados ao desaparecimento de crianças e desenvolver estratégias integradas nomeadamente, criando redes de acompanhamento e proteção de crianças de modo a diminuir o fenómeno do desaparecimento.

É neste sentido que a Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD), ciente de uma necessária rede institucional que promova e potencie o objetivo da segurança das crianças minimizando o risco do seu desaparecimento, e a Guarda Nacional Republicana (GNR) no âmbito das suas competências, desenvolveram o presente Manual que visa ensinar a brincar, os conceitos e regras de segurança.

As crianças dependem dos adultos para os ajudarem a crescer, desenvolver e viver integrados, atenuando os riscos numa sociedade cada vez mais desenvolvida e complexa. Este manual procura tornar simples a tarefa de ajudar as crianças a compreenderem a importância da sua segurança e a interiorizar esta perceção de uma forma natural e sem que desconfiem de tudo e de todos.

ENSINAR, CONHECER E BRINCAR são as palavras-chave deste manual, que apresenta um conjunto de regras de segurança, histórias e atividades pedagógicas integradas e divertidas com o objetivo da prevenção de comportamentos de risco por parte das crianças e respetivos familiares.

Download