Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndio

Telmo Brentano

Editora EDIPUCRS

Sinopse: Este livro trata de instalações hidráulicas de combate a incêndios nas edificações, exclusivamente hidrantes, mangotinhos e chuveiros automáticos. (“sprinklers”).
A abordagem é didática e simples de tal forma que seja acessível a todos os profissionais e estudantes iniciantes na área. São feitas as exposições dos principais materiais, dispositivos e equipamentos usados nas instalações citadas, bem como sua forma de utilização, adequado posicionamento, inspeções, teste e manutenção. Tudo é ricamente ilustrado com mais de 250 figuras e de 100 tabelas. Ao longo do livro são destacados cuidados, alertas, observações e recomendações de ordem prática, com o objetivo de orientar os profissionais sobre detalhes importantes que devem ser considerados no projeto e na execução de uma instalação hidráulica de combate a incêndio. Este livro tem também como objetivo ajudar na mudança da cultura de segurança em nosso país. Uma instalação de combate a incêndios visa preservar as vidas, o patrimônio e o processo produtivo e, para isso, o projeto deve ser bem elaborado, bem executado e, principalmente, bem mantido, sem considerar somente os custos envolvidos como costuma acontecer.