Informação e Contra Informação – A Guerra de Cérebros

Rodrigo Paulo de Ulhôa Dolabella

Antecipar Escola Superior de Inteligência

Sinopse: Este livro, sem dúvida alguma, é o resultado daquele precioso “saber de experiências feitas”. E essa constatação se impõe quando se verifica que, durante quase trinta anos, o autor dedicou-se, inteiramente, à atividade das Informações Estratégicas, hoje também conhecida como “Inteligência e Contra Inteligência de Estado” por razões que, com a acuidade que lhe é peculiar, ele aponta na introdução do seu trabalho.

Tendo atuado em todas as áreas da atividade, notadamente no campo das Operações Especiais, no que é especialista, aliou a prática ao estudo, concluindo todos os cursos de Informações então existentes no Brasil e estágios diversos tais como Contra Espionagem, Propaganda Adversa, Planejamento e Chefia de Operações Especiais, alguns no exterior, publicando artigos diversos em revistas especializadas e transmitindo seus conhecimentos como professor e instrutor.

Daí se pode dizer, sem sombra de erro, que Rodrigo Paulo de Ulhôa Dolabella é um Mestre em Informações. A sua obra é clara, didática, completa, e o seu intuito ao escrevê-la é o de resgatar e preservar, diante da triste constatação da atual inexistência de uma Doutrina de Informações em nosso país, toda uma rica experiência acumulada em anos de estudos e prática, hoje em vias de se perder.

Esse objetivo ele o atingiu, com muita propriedade, mercê do seu profundo conhecimento sobre o assunto, da sua inteligência aguda, da sua erudição, do seu acurado senso de observação, da sua coerência e do seu estilo inconfundível. Está aí, portanto, uma obra a fazer jus ao seu autor, indispensável em todas as estantes, livro de cabeceira de todos aqueles que, de alguma forma, se ligam à atividade, profissionais do ramo, homens públicos, dirigentes, e mesmo do homem comum que nela há de encontrar o exato papel das Informações de Estado e a desmistificação dessa atividade nobre e essencial, embora sempre tão incompreendida.