Gestão de Riscos – A Norma AS/NZS 4360:2004

Coleção Risk Tecnologia

Série Risk Management

Sinopse: Esta é a edição 2004 da primeira norma de âmbito mundial sobre Gestão de Riscos: a AS/NZS 4360. A nova edição incorpora as lições aprendidas com a utilização da edição de 1999 e também a visão atual sobre a Gestão de Riscos.
Algumas das mudanças em relação à edição de 1999 incluem: – maior ênfase na importância de incorporar as práticas de Gestão de Riscos à cultura e aos processos da organização;
– maior ênfase na gestão dos ganhos potenciais e também das perdas potenciais;
– expansão e transformação dos exemplos indicativos em um novo manual.
O Manual Diretrizes para a Implementação da AS/NZS 4360:2004 traz orientações específicas sobre a implementação da norma. A intenção é que ambos os documentos sejam utilizados em conjunto.
A AS/NZS 4360:2004 enfatiza que a cultura da Gestão de Riscos deve ser inserida na filosofia, nas práticas e nos processos de negócio da organização, em vez de ser vista ou praticada como uma atividade em separado. Embora o conceito de risco seja freqüentemente interpretado em termos de perigo ou impacto negativo, a nova norma vê os riscos como a exposição às conseqüências da incerteza ou como potenciais desvios do que foi planejado ou do que é esperado.
A norma revisada dá ênfase especial ao fato de que a Gestão de Riscos é um elemento essencial da boa Governança Corporativa.