Do Ponto de Vista de Relações Públicas

Do Ponto de Vista de Relações PúblicasFlávio Schmidt

Editora Sicurezza

Sinopse: A Gestão de Riscos tem se tornado um assunto de extrema importância no meio empresarial, uma vez que a conscientização da necessidade de administração dos riscos potenciais é, hoje, uma questão de competitividade e sobrevivência.
No mercado atual, os riscos permeiam todos os níveis das atividades do negócio e, se não forem gerenciados adequadamente, poderão resultar em perdas financeiras, deterioração da imagem e reputação da empresa.
Nesse sentido, a Gestão de Riscos e Relações Públicas estão intrinsecamente associadas no que se refere às modernas técnicas de proteção corporativa. As duas áreas trabalham alinhadas em processos técnicos e de comunicação para identificar, conhecer, controlar e informar sobre os riscos corporativos que uma empresa está exposta.
Elas formam um importantíssimo conjunto de medidas de gestão de riscos e ações de comunicação para colocar a empresa num processo de segurança e proteção de sua imagem corporativa.
Além disso, para que seja eficaz, a gestão de riscos deve fazer parte da cultura da organização e estar inserida em sua filosofia, nas práticas e nos processos de negócio. O papel de Relações Públicas, nesse contexto, é vital para que a área seja adequadamente incluída no processo e na cultura organizacional e permeie todos os níveis hierárquicos dentro da empresa e envolva e engaje seus funcionários para alcançarem os objetivos da política de gestão de riscos corporativos.
Em síntese, o processo de Gestão de Riscos está envolvido diretamente com a comunicação de riscos, especialmente para criar as condições adequadas e necessárias para a implantação de suas políticas de proteção. Isso ocorre a partir da informação e conscientização dos públicos envolvidos, particularmente dos funcionários que são os agentes perceptores e controladores dos riscos corporativos.
Por todas essas razões, a Sicurezza Editora resolveu apoiar a iniciativa de Flávio Schmidt e editar o seu livro do Ponto de Vista de Relações Públicas, que será o primeiro de uma série de livros sobre o tema associado à gestão e comunicação de riscos.